Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato faz emissão de carteiras para artesãos de Campo Maior

A Secretária Municipal de Assistência Social, Nilzana Gomes recebeu na manhã desta sexta-feira (19), na Secretaria, uma a equipe da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense / SUDARPI que veio a Campo Maior realizar o cadastro para emissão da Carteira Nacional do Artesão, para artesãos campo-maiorenses.

98f0985f-5043-4cfa-aacf-f1f58eac7c13

Cerca de 30 artesãos participaram do encontro. Na oportunidade, os profissionais foram informados sobre as vantagens de possuir o documento. A Carteira Nacional do Artesão é uma identificação nacional emitida pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa com o apoio do Programa Nacional do Artesão – PAB – para artesãos e trabalhadores manuais de todo o Brasil, com o propósito de prover informações necessárias à implantação de políticas públicas e ao planejamento de ações de fomento para o setor artesanal.

DSCF7574

O documento é gratuito e oferece diversos benefícios, como a abertura de oportunidades em feiras de artesanato nacionais e internacionais, participações em oficinas e cursos na área, além da facilidade de acesso ao microcrédito (empréstimo de pequeno valor a microempreendedores formais e informais). Em Campo Maior, com a realização da Feira de Artesanato, Amorarte que já está em sua 3ª edição, os artesãos passaram a conhecer de perto essas vantagens, grande parte dos artesãos já possuem o documento.

De acordo com a SUDARPI, a carteira tem duração de 6 anos, é emitida ao artesão, ou trabalhador manual depois de avaliação prévia e entrega da documentação exigida.

A SUDARPI é um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Cultua – SECULT, e que tem como objetivo principal promover e apoiar o artesão, através de seus grupos, associações e cooperativas, e fomentar a produção e a comercialização do artesanato piauiense, divulgando, fortalecendo e abrindo canais de escoamento da produção atingindo além fronteiras do país.

DSCF7543 DSCF7552 DSCF7577

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *