SMDR: Produtores orgânicos recebem instruções técnicas para aumentar produção

Os profissionais de Assistência Técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, juntamente com a equipe de Agricultura Familiar realizam visitas a propriedades de agricultores orgânicos. O objetivo é conhecer na prática, os princípios do cultivo de hortaliças utilizados pelos agricultores em cada tipo de solo, e identificar problemas como incompatibilidade ou irregularidades no manejo da terra, com finalidade de instruir os agricultores a produzirem de acordo com tipo de solo.

O Secretário de Desenvolvimento Rural, Airton Mattos, explica que ideia é manter a sustentabilidade da produção e orientar os agricultores na comercialização dos produtos, “Essa ação visa evidenciar a fertilidade do solo, o manejo adequado dos recursos naturais, incentivar a diversificação da produção ou o foco no produto específico que o agricultor deseja produzir, a viabilidade dessa produção e como ele deseja comercializar o produto. Dessa forma a secretaria de desenvolvimento rural vai poder ajudar esses agricultores com assistência técnica tornando possível manter a sustentabilidade da produção”, detalhou.

A Prefeitura de Campo Maior tem estimulado a venda dos produtos com a realização de feiras e exposição de hortaliças como: tomate, abóbora, pimenta, pimentão, maxixe, macaxeira, dentre outros. A última feira aconteceu em abril deste ano, mas a ideia segundo o Secretário é viabilizar um local para exposição permanente dos produtos, onde os agricultores possam fortalecer a venda das hortaliças e melhorar a movimentação da economia local.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *