Setembro Amarelo: CAPS reúne familiares de pacientes em “Roda de Conversa” sobre Prevenção ao Suicídio

DSCF2768

“Roda de Conversa” abre oportunidade para falar de suicídio e valorização da vida. Com esse pensamento a Prefeitura de Campo Maior por meio das secretarias de Assistência Social e Saúde continuam realizando ações em defesa da vida, durante o Setembro Amarelo, mês de Prevenção ao Suicídio. Na manhã desta terça-feira 04, foi realizada uma “Roda de Conversa” com familiares e pessoas assistidas pelo CAPS – Centro de Atenção Psicossocial.

O objetivo do encontro é envolver as famílias no processo de recuperação e ressocialização dos pacientes, bem como orientar sobre suas necessidades, principalmente a de falar e ser ouvido.

DSCF2770

A Psicóloga Ana Paula Pereira, do Núcleo de Atenção e Prevenção do Suicídio – NAPS explica que a participação da família é fundamental no processo de evolução do paciente. “O CAPS está sempre buscando envolver as famílias, mostrando a importância da participação no tratamento daquele ente querido, e nós temos essa dificuldade, muitas famílias deixam aquele membro no CAPS com um pensamento de que a responsabilidade é apenas da Unidade de Saúde, e não é bem assim, aqui temos os profissionais, mas eles (pacientes) têm famílias e precisam de apoio familiar”, disse.

A Psicóloga acrescenta que “pacientes com transtorno mental estão na faixa etária de risco, são pessoas vulneráveis a tentativa de suicídio, e os familiares precisam buscar informação, comparecer junto com a unidade de saúde, procurar saber como lhe dá no dia a dia com essa pessoa, da evolução no tratamento; da necessidade de entender e não comparecer apenas quando for solicitado”.

Ana Maria Marques, Assistente Social que realiza o trabalho de acolhimento dos pacientes destaca que muitas vezes não é transtorno, mas a questão de precisar ser ouvido, daí a importância de saber ouvir. A profissional ressalta que o trabalho do CAPS é fazer com que o paciente fique bem com suas emoções, com o tratamento e possa retornar ao convívio social.

DSCF2745 DSCF2746 DSCF2747 DSCF2748DSCF2760 DSCF2764

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *