Secretaria de Saúde realiza atividades no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior, através da Equipe de Estratégia Saúde da Família – Centro I realizaram várias atividades em alusão ao Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial.

Nesta quarta-feira (26), foi desenvolvido o projeto “Rádio Centro I”, trazendo informações e tirando dúvidas sobre a Hipertensão Arterial. A rádio pôde ser ouvida por todos que passaram pelo tradicional Posto de Saúde – SAMDU, localizado no Centro de Campo Maior. Além disso, na tarde desta quinta-feira (27), a equipe promoveu uma caminhada e uma atividade de ginástica para a comunidade.

unnamed (3)

A Enfermeira da ESF Centro I, Simone Peres, explica que a única forma de saber se você é hipertenso ou não, é através da verificação da pressão. “Todas as pessoas que quiserem saber qual o valor da sua pressão, como está com relação à sua pressão arterial, pode-se dirigir a Unidade Básica de Saúde da Família – Centro I no turno manhã ou tarde, que você vai encontrar profissionais capacitados para verificar sua pressão, fazendo uma avaliação e dependendo do caso encaminhar para o profissional, a fim de dá conduta correta para o seu caso” informa a enfermeira, Simone Peres.

89dd2387-ec51-4041-af24-480dfbd220e1

O objetivo dessa data é alertar para os hábitos que levam à doença, como a má alimentação, sedentarismo, obesidade, álcool e outros.

DOENÇA

A Hipertensão Arterial é uma doença crônica, silenciosa e que atualmente atinge em média 30% da população brasileira e é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.
As graves consequências da doença podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento.

unnamed (2)

Texto: Lívia Ibiapina

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *