Secretaria desenvolve ações de prevenção do câncer boca

DSC_5161

Com a aproximação do dia dos profissionais da Odontologia, 25 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior promove uma semana de atividades mostrando a importância do trabalho no dia a dia destes profissionais na Atenção Básica. A programação foi aberta nessa segunda-feira 22/10, com palestra ministrada pela odontóloga Thais Elias, sobre Câncer Bucal na Atenção Básica.

O secretário de Saúde Marcelo Miranda fez a abertura, juntamente com a coordenadora de Odontologia, Michelle Cadena. Em sua fala Marcelo Miranda disse que diante do atual cenário a grande questão em torno do câncer de boca é a prevenção.

DSC_5165

“Apesar de estar entre os dez tumores mais comuns do Brasil, o câncer de boca, bem como seus sintomas, causas e tratamentos, ainda é desconhecido de boa parte da população. O cenário é comprovado pelo fato de que uma parcela expressiva dos diagnósticos ainda é realizada tardiamente, o que diminui de maneira considerável as chances de cura”, destacou Marcelo.

As próximas atividades vão acontecer nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. como: orientação aos pacientes da importância da higienização, cuidados para evitar câncer e identificação de algumas lesões bucais.

Fatores de Risco

Os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas.

Principais Sintomas

Aparecimento de feridas na boca, não dolorosas e que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio avançado.

Prevenção

Prevenção do câncer na boca: é possível através de hábitos saudáveis que incluem:

– Evitar o consumo excessivo de álcool;
– Evitar fazer uso excessivo de cachimbos e cigarros;
– Evitar exposição ao sol sem proteção;
– Evitar o uso de próteses desajustadas à sua boca;
– Ter uma boa higiene bucal, escovando os dentes quatro vezes ao dia, de preferência após todas as refeições;
– Ter um acompanhamento odontológico frequente;
– Manutenção de uma dieta saudável, rica em frutas e legumes;
– Realizar um autoexame da boca, procurando qualquer tipo de alteração como: feridas, inchaços ou manchas.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *