Secretaria de Saúde e Hemopi realizam campanha de doação de sangue

A equipe do HEMOPI (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Piauí) juntamente com Prefeitura de Campo Maior através da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Loja Maçônica Araújo Chaves nº12, convidam a população de Campo Maior para participar da campanha de doação de sangue que acontecerá na próxima terça-feira 6/2, no prédio do Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência (SAMDU) de Campo Maior, das 8h00min até às 16h30min.

O secretário municipal de saúde, Marcelo Miranda, disse que a ação visa preencher as lacunas existentes nos bancos de sangue do Piauí, suprindo assim as necessidades da população não apenas do estado, mais também de Campo Maior.

65651

“Sempre estamos dando o suporte necessário para a realização de campanhas como essa e o apoio de entidades como a Maçonaria é muito importante, parceria essa que vem de muitos anos. Doar sangue é mais que um ato de bondade, significa contribuir para a recuperação e tratamento da saúde populacional”, destacou Marcelo Miranda.

43433

QUEM PODE DOAR?

O HEMOPI deixa claro que é necessário que o doador tenha idade entra 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde e pesar mais de 50 quilos. O doador deve ter dormido, pelo menos, seis horas nas últimas 24 horas, estar bem alimentado, evitando comidas gordurosas por quatro horas antes da doação. Para doar é necessária apresentação de documento emitido por órgão oficial com foto (Identidade, carteira de Motorista ou Registro de Classe). Se menor de idade, imprimir Termo de Consentimento (disponível neste site), preenchido e assinado pelo responsável legal, com cópia da identidade deste.

A equipe organizadora da ação ainda informa sobre a necessidade de uma atenção maior no período de férias, onde o número de acidentes cresce vertiginosamente aumentando, consequentemente, a necessidade de um banco de sangue maior nos centros de coleta.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *