Seplan e SMDR realizam capacitação sobre Sistema de Inspeção Municipal e Territorial

Médicos veterinários, agrônomos, técnicos agropecuário e profissionais da Vigilância Sanitária dos 16 municípios que compõem o Território dos Carnaubais participaram da capacitação “Sistema de Inspeção com abordagem Territorial”, nesta quarta-feira (19), em Campo Maior. O encontro foi organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural – SMDR com o apoio da Secretaria de Estado do Planejamento – Seplan que realizou o treinamento.

DSCF3254

O objetivo do evento é preparar os profissionais para atuarem no Serviço de Inspeção na região. A Seplan tem realizado reuniões com órgãos a fim de firmar parcerias e adesões ao termo de cooperação técnica para a implantação do Sistema de Inspeção Municipal e Territorial nos 12 territórios de Desenvolvimento do Piauí. A implantação foi priorizada em três Territórios: Entre Rios, Cocais e Carnaubais.

DSCF3250

A médica veterinária, Iolanda Soares explica que “o Serviço de Inspeção Territorial tem como foco o fortalecimento da Agricultura Familiar”. Ela afirma que “Desde 2012, a ANVISA – Agência Nacional da Vigilância Sanitária tem trabalhado no sentido de garantir a segurança sanitária dos produtos da agricultura familiar e produtos de origem animal que são fornecidos na merenda escolar”.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Airton Matos ressaltou a importância do serviço de inspeção “não só para garantir a sanidade animal e vegetal, mas também para que os agricultores possam está aptos a venderem seus produtos para programas sociais do Governo Federal, como o PAA- Programa de Aquisição de Alimentos e outros que exigem o serviço de inspeção”.

DSCF3219 DSCF3252 DSCF3234 DSCF3232 DSCF3211

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *