São Miguel do Tapuio: Caminhão Pipa abastece famílias da zona rural

A maior seca das últimas décadas gera também uma grande preocupação das autoridades que administram o município. Em São Miguel do Tapuio, situado a 226 km da capital Teresina, a estiagem só não é mais grave graças à atuação da prefeitura, que mata a sede das pessoas que moram em localidades não atendidas por água encanada.

Para amenizar o sofrimento causado pela longa estiagem, a prefeitura municipal através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, distribui diariamente entre quatro e seis carradas d’água, sendo destinada ao consumo humano e ao consumo de pequenos animais, como galinhas, porcos e criação de bode.

Segundo o Secretário Municipal de Agricultura, Roberto Rodrigues, a situação é mais grave em algumas regiões, no entanto, o problema está sendo trabalhado pela a prefeitura. “Graças à sensibilidade do prefeito Lincoln Matos, que não mede esforços, sempre preocupado com o dia-a-dia do homem do campo, estamos fechando o mês novembro com a distribuição de mais de 600 mil litros de água várias comunidades”, disse o Secretário.

content_Caminh_o_pipa_recebendo_a__gua_para_levar_a_outra_comunidade

O Secretário disse ainda que para controlar a distribuição, existe um cadastro das famílias atendidas e um cronograma de distribuição. “A distribuição é feita de acordo com a quantidade de família em cada região. Temos todo o controle na Secretaria Municipal e Agricultura e priorizamos aquelas famílias com maior necessidade e que a água está mais distante”, afirmou.

segundo informações, em algumas comunidades a água é colocada em cisternas comunitárias, onde várias famílias podem ter acesso e também em cisternas individuais.

Atualmente estão em atividade no município, um pipa trator de 3.500 litros, um caminhão pipa que foi doado pela Codevasf de 6 mil litros e um caminhão pipa doado pelo PAC, que é de 12 mil litros.

Fonte: Samita

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *