Rodrigo Maia é eleito novo presidente da Câmara Federal

Com 285 votos o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito o novo presidente da Câmara Federal. O segundo colocado, Rogério Rosso (PSD-DF), que era apontado como candidato favorito do Palácio do Planalto, teve 170 votos. O resultado foi anunciado às 00h15 desta quinta-feira (14).

rodrigo-maia-366924

A votação que teve início por volta das 18h30 foi para o segundo turno, pois nenhum candidato alcançou mais de 257 votos. Na primeira etapa, Rodrigo Maia teve 120 votos e Rogério Rosso 106. O deputado Marcelo Castro ficou na terceira posição com 70 votos.

O deputado federal Rodrigo Maia assume a cadeira deixada por Eduardo Cunha após renúncia, em um “mandato-tampão”, que vai até fevereiro do próximo ano.

Veja o perfil de Rodrigo Maia

Filho do ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM), Rodrigo Maia

comandará a Câmara apenas até fevereiro de 2017, que é quando terminaria o mandato de Cunha. Às 0h15, o vice-presidente da Casa, Waldir Maranhão (PP-MA), que exercia interinamente a presidência, declarou a vitória de Maia.
Com o apoio oficial das bancadas de PSDB, DEM, PPS e PSB, Maia já tinha vencido Rosso no primeiro turno com uma diferença de 14 votos. No segundo turno, conseguiu angariar também o apoio de PDT, PCdoB, PR e PTN.

Eleição

18 deputados chegaram a registrar a sua candidatura, mas quatro desistiram antes mesmo do início da eleição e retiraram os seus nomes. Após o início da sessão, Gilberto Nascimento (PSC-SP) deixou a corrida eleitoral e declarou o seu apoio a Rogério Rosso.

GP1

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *