Professores e alunos do IFPI – Campus Campo Maior protestam contra a PEC, na manhã desta sexta, 11.

Professores, Técnicos Administrativos e estudantes do Instituto Federal do Piauí – Campus Campo Maior saíram às ruas de Campo Maior, na manhã desta sexta-feira 11, em protesto contra a PEC 55/16, a chamada PEC dos Gastos, aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) na quarta-feira 09/11, e a Reforma do Ensino Médio.

dscf5485

Os manifestantes questionam não aprovação da PEC em si, mas a falta de discussões entre as partes, pois para eles existem pontos que precisam ser discutidos, entre governo e sociedade, até porque no ponto de vista deles, esta última é prejudicada.
Segundo o professor Luís Silva, o corpo do instituto está seguindo orientações nacionais, do dia nacional de paralisação com mobilização.

dscf5496

Professor Luís Silva, ( de camisa rosa, na foto acima)

Ele diz que o movimento é importante para que a sociedade possa ter mais conhecimento sobre a PEC, uma vez que a grande maioria só vê o que é transmitido pela TV, e que segundo ele, é de interesse do governo. “O que a sociedade tem contato geralmente é o que vê através da televisão, e muitas vezes só é transmitida, a visão governista, eles (governantes), dizem que é necessário fazer um reajuste por vinte anos, mas sabemos que se acontecer, não será por vinte anos, mas para sempre, porque eles não voltarão na decisão, por isso somos contra, porque vai cortar os investimentos primários, como o da educação, saúde, previdência, segurança, e hoje já sentimos a precariedade nesses setores, imagine se cortar ainda mais?”. Conclui o professor.

O professor prevê que com o corte nos investimento da educação, os Institutos e Universidades Federais não poderão expandir seus cursos.

Atualmente o Instituto Federal Campus – Campo Maior funciona com três cursos (Administração, Agricultura e Informática), a pretensão é expandir novos cursos integrados ao médio, bem como cursos superiores.

Professores e alunos planejam ir à Brasília protestar contra a PEC, no dia da votação que acontecerá em 29 de novembro.

dscf5479 dscf5480 dscf5481 dscf5482dscf5514 dscf5515

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *