Prefeito Ribinha suspende eventos públicos e divulga pacote de medidas contra Coronavírus

Uma reunião do prefeito de Campo Maior Professor Ribinha com os secretários municipais nesta terça-feira (17) terminou com uma série de medidas que serão adotadas para prevenção ao contágio do novo coronavírus. As medidas estão contidas em um decreto assinado pelo gestor.

3a3bdc0b-1dc5-49aa-8aed-c43b5683c117

As determinações têm como base as orientações do Ministério da Saúde e órgãos sanitários para evitar aglomerações de pessoas como estratégia para enfrentamento da emergência em saúde.

O decreto suspende as aulas da rede municipal de ensino por 15 dias e orienta a suspensão das aulas da rede particular. Estão suspensos por tempo indeterminado eventos públicos e privados que impliquem na aglomeração de pessoas, como por exemplo festas, apresentações e shows. Já reuniões públicas com no máximo 60 pessoas e em locais adequados estão permitidas.

9d1566c5-ed05-4643-ba77-b13e2fb714bc

O ato administrativo suspendeu ainda férias e licenças de profissionais da saúde e da Defesa Civil. Os servidores acima de 65 anos estão liberados dos postos de trabalho, assim como aqueles que apresentem sintomas parecidos com o do coronavírus.

“Avaliamos com nossa equipe que, apesar de não haver casos suspeito em Campo Maior e nem casos confirmados no Piauí, é necessário seguirmos os protocolos estabelecidos por todo o mundo e suspender toda e qualquer aglomeração. Essas ações são fundamentais para evitar a proliferação”, destacou.

5029941d-8f37-4d62-ae16-59cb0fc86a9d

O prefeito Professor Ribinha afirmou que a secretaria de saúde do município e o Hospital Regional de Campo Maior atuam em parceria no cumprimento do Plano de Contingência. “Nossos profissionais de saúde vão passar por um treinamento nessa semana para reforçar os protocolos e o Hospital vai disponibilizar três leitos de isolamento para situações grave”, revelou.

Alagamentos

A equipe tratou ainda sobre os casos de alagamentos no município. Ao todo, 20 famílias já foram retiradas de suas residências e levadas para abrigos, casas de parentes e incluídas no programa Aluguel Social. Segundo a Defesa Civil do Município, os bairros mais afetados até o momento são Água Azul e Flores. Contudo, o aumento no nível dos rios coloca em risco os bairros Cariri, Matadouro e Califórnia.

“Estamos em atuação com as equipes da Defesa Civil, Assistência Social e Saúde. Estamos retirando as famílias que já foram atingidas e monitorando áreas de risco porque temos previsão de chuvas até o final do mês”, finalizou o prefeito.

 

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *