Prefeito Ribinha faz abertura do “Novembro Azul” em Campo Maior

O prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha juntamente com o secretário de Saúde, Marcelo Miranda abriu oficialmente a campanha Novembro Azul. A solenidade ocorreu na Praça Luís Miranda (praça da prefeitura) em frente ao Palácio dos Carnaubais com a presença de vereadores, secretários, profissionais da Saúde e demais munícipes.

DSCF5233

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Segundo o INCA- Instituto Nacional de Câncer estimam-se 68.220 casos novos de câncer de próstata para cada ano do biênio 2018-2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens e conforme dados do SIM – Sistema de informação sobre Mortalidade os casos de mortes chegam a 13.773, um número bastante expressivo e preocupante.

Durante a abertura da campanha, o prefeito Professor Ribinha mencionou sua preocupação em ofertar melhores condições de trabalho para os profissionais da área da saúde, pois são eles quem atuam no combate ao câncer da próstata e outros tipos de doenças através das Estratégias de Saúde, na Rede de Atenção Básica do município.

3444

“Por todo o mês de novembro serão desenvolvidas ações de prevenção e orientação aos homens contra o câncer de próstata e outras doenças como câncer de pênis, problemas cardiovasculares, tabagismo, diabetes e pressão alta, entre outras, fazem parte do calendário de atividades”, enfatizou o Prefeito.

O secretário municipal de saúde, Marcelo Miranda falou da importância da conscientização. “Esse belo movimento Novembro Azul existe a fim de conscientizar a população, principalmente a masculina, sobre os riscos de doenças, entre elas, o câncer de próstata. Isso é importante para que não deixemos que o medo ou a vergonha sejam empecilhos para o cuidarmos da nossa saúde”.

DSCF5192 DSCF5198 DSCF5194

 

Por: Silvana Moraes

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *