Prefeito constitui Comissão de Prevenção de Acidentes em Campo Maior

O prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha, assinou na tarde desta segunda, (05/11), o decreto que institui a Comissão Municipal Intersetorial de Prevenção de Acidentes e Segurança no Trânsito da cidade. A Comissão já havia sido formada pelo Secretário de Trânsito, Major Paz e aguardava ser oficializada por meio do decreto assinado pelo Prefeito.

831eab85-682d-4929-bb14-5cccb9a93a52

A Comissão inclui representantes de órgãos gestores como; saúde, educação, trânsito, segurança pública, transporte, comunicação, planejamento, conselhos comunitários, entidades corporativas e outros segmentos da sociedade. Cada órgão deverá atuar no comitê por meio de dois representantes, sendo titular e suplente.

A Comissão é responsável pela implementação e acompanhamento do município no Projeto Vida no Trânsito (PVT), bem como criar medidas de intervenções em locais de risco visando e redução de acidentes na cidade.

8216261c-4f03-45ac-98ee-53f98e4fa308

O Projeto Vida no Trânsito (PVT) é uma iniciativa brasileira voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde, em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011 – 2020.

O PVT foi oficialmente implantado em Campo Maior no dia 29 de agosto deste ano, 2018, pela Secretaria de Estado da Saúde, durante solenidade realizada no auditório do CIAC – Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão. A ação tornou Campo Maior o primeiro município do interior do Estado a ser integrado ao PVT e auxiliar na descentralização das ações, para além da capital Teresina, sendo seguido por pelo município de Piripiri.

Após a inserção ao Projeto, o município criou uma Comissão de Prevenção de Acidentes, a qual já elaborou um Plano de Ações para redução de acidentes as quais devem ser desenvolvidas dentro dos segmentos educação, engenharia e fiscalização priorizando fatores como dirigir após o consumo de bebida alcoólica e velocidade excessiva e/ou inadequada, além de outros fatores ou grupos de vítimas identificados localmente a partir das análises dos dados, notadamente acidentes de transporte terrestre envolvendo motociclistas.

Nesse sentido, a prefeitura de Campo Maior por meio da Secretaria de Trânsito com o apoio da sociedade vai intensificar as ações de redução de acidentes na perspectiva de contribuir para a prevenção destes e preservação da vida dos cidadãos campomaiorenses.

61acf6d6-0642-45f7-9f5a-7448a76e3942 8085d296-2f9a-4988-b6c0-73a9cbf765a7

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *