Conheça Prata do Piauí, terra de gente bonita e acolhedora

Banhada pelo rio Poty e por vários riachos, a cidade de Prata do Piauí, distante 143 km da Capital Teresina manter vivo o principal ponto de sua origem, o Balneário Prata Velha. O local que recebeu o primeiro nome da cidade, é hoje um dos principais pontos turísticos do município. A equipe do portal cmn40graus visitou a cidade e conheceu de perto a história de Prata do Piauí.

DSCF0675

A equipe foi recepcionada pelo Presidente da Câmara de Vereadores, Salvador Borges acompanhado de sua família e do Professor Carlos Henrique, que os levaram para conhecer alguns dos principais pontos turísticos da cidade e patrocinaram um almoço aos visitantes.

DSCF0652

De acordo com o Professor e historiador, Carlos Henrique, Prata do Piauí possui 196.326 Km² e 3.085 habitantes, conforme o senso 2010. “Nossa cidade é pequena tem poucos habitantes, é considerada uma cidade pacata de um povo gentil e hospitaleiro, que anseia por crescimento, pois muitos Pratenses saem daqui para estudar ou trabalhar em outras cidades, como Teresina, por exemplo, em busca de conhecimento e de melhorar financeiramente”, ressaltou.

Interrogado sobre a origem da cidade. o Presidente da Câmara destacou os principais acontecimento. Ele explica que os primeiros habitantes chegaram à região por volta de 1880 vindos do Ceará, fincaram terreno na Prata Velha, onde hoje é o Balneário, na época o município pertencia a Valença do Piauí, por ficar na parte mais alta, resolveram se aproximar da margem do rio, construir suas casas, organizar pequenas feiras e passaram chamar o povoado apenas de Prata.

2769ac01-1103-480c-b9c6-b54bf086dc23

Salvador explica ainda que em 1954 quando São Felix do Piauí passou a ser cidade, o Povoado de Prata passou a pertencer ao novo município, vindo a ser emancipado em janeiro de 1962, tendo como prefeito nomeado Otávio Mendes Frazão. No mesmo ano foi realizada a primeira eleição, que elegeu como prefeito Antônio Maria da Silva, este assumiu o Poder Executivo no ano seguinte. Atualmente a cidade tem como Líder do Poder Executivo, Willhem Barbosa Lima, “Neguim Barbosa” eleito com 50,49% dos votos válidos na eleição de 2016.

Além do Balneário Prata Velha, que auxilia na fomentação da economia no município, a cidade possui grandes potencias turísticos e econômicos, como morros e serras podendo ser explorados na área de lazer voltados para a prática de alpinismo, rapel, trilhas para visitação ou para estudos da própria vegetação, bem como a fabricação de produtos artesanais extraídos da própria flora.

DSCF0709DSCF0671 69292499 DSCF0631 DSCF0633

 

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *