Piauí registra quase 14 mil queimadas em 2015

O Piauí registrou de janeiro até agora, penúltimo mês de 2015, 13.923 queimadas em seu território, informou levantamento, feito a partir de satélites, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). As queimadas no Piauí tiveram um aumento de 54% em relação ao período de janeiro a novembro do ano passado.

Em 2014, as queimadas registradas no Piauí chegaram a 9.026, com um aumento de 51%. Em 2013, o Piauí registrou 5.971 queimadas, com uma redução de 51% em relação ao ano de 2012. Nesta semana, os bombeiros conseguiram controlar o incêndio na mata nas margens do rio Poti e na avenida Marechal Castelo Branco, o bairro Ilhotas, na zona Sul de Teresina.

Apesar de ter controlado o fogo, os bombeiros ainda deixaram pequenos focos de incêndio, que surgiram em meio às cinzas e os galhos transformados em carvão. O vigilante Neudo Sabino da Silva, o “Prego”, que trabalha em uma churrascaria na avenida Marechal Castelo Branco, foi obrigado a jogar balde de água nos focos de incêndio para controlar o fogo.

queimada

“Antes dos bombeiros chegarem, eu já estava tentando apagar o fogo jogando baldes de água para evitar que atingisse a churrascaria”, falou Neudo Sabino da Silva. Ele conta que os incêndio na mata nas margens do Rio Poti são provocados por cacos de garrafas de vidro. Neudo Sabino da Silva disse que os cacos de vidro ficam aquecidos e em contato com as folhas secas provocam fogo, que se espalha e se transforma em grande incêndio.

264088

Imagens Ilustrativas

Fonte: Meio Norte

Tagged with:

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *