Piauí: Mais um lançamento de livro sobre a historia de Campo Maior

Políticos, historiadores, autoridades, estudantes e personalidades prestigiaram na noite desta quinta-feira (17/09), na Câmara Municipal de Campo Maior, o lançamento de mais uma obra do historiador campomaiorense Marcus Paixão. ‘Campo Maior: Origens’ traz uma nova hipótese sobre o início da povoação de Campo Maior.

Motivados pela ideia de uma ‘nova história’ para o surgimento da cidade, um grande público compareceu e aguardou com expectativa a publicação. O livro de 320 páginas apresenta uma análise historiográfica e documental do início do município. Nele, o autor critica as teses tradicionais e traz à tona uma nova hipótese para da história de Campo Maior.

Vanessa Negreiros, diretora do Campus de Campo Maior da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), descreveu a publicação. “É uma obra de grande relevância. A obra do Marcus preenche uma lacuna na nossa historiografia. ‘Campo Maior: Origens’ provoca e traz para uma discursão questões que são pertinentes e que até então eram desconhecidos”. Vanessa inda defende que o livro seja incluído nas escolas do município.

Historiador e gerente da 5ª Regional de Educação, Cesar Robério incluiu o autor entre importantes nomes que se dedicaram a levantar tese que explicassem a origem de Campo Maior e falou da alegria de ver um aluno da Uespi produzir uma obra relevante.

“O Marcus mantém uma tradição que se iniciou com Monsenhor Chaves, Pr. Cláudio de Melo, Raimundo Nonato Monteiro de Santana e todos os que se debruçaram sobre a história dessa cidade que tem mais de 250 anos. E fico feliz em ver um aluno egresso da Universidade Estadual produzir conhecimento”.

O anfitrião da noite apresentou as dificuldades que tiveram de ser vencidas nos meses de pesquisa, análises de documentos e estudo profundo. Marcus Paixão agradeceu aos amigos que contribuíram para a realização do desejo e já anunciou o próximo livro. Em parceria com o historiador Celson Chaves, a nova obra tratará sobre o Açude Grande.

EMFOCO
Por Otávio Neto
livro_markus1

livro_markus4

livro_markus113

Fotos: Weslley Paz

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *