PESTE SUÍNA: Fiscalização proíbe comercialização de suínos no Mercado do Produtor Rural em Campo Maior

2c865cdb-f43f-4719-84bc-998e275d731b

Fiscais da ADAPI – Agência de Defesa Agropecuária do Piauí realizaram na manhã desta segunda (15/04) uma fiscalização no Mercado do Produtor Rural, no Bairro Matadouro, em Campo Maior com o intuito de proibir a comercialização de suínos no município. O coordenador do Mercado, Eduardo Silva acompanhou a ação dos profissionais.

A medida visa evitar a propagação da peste suína, doença encontrada em animais no município de Lagoa do Piauí, a 42 Km de Teresina, onde a Adapi através do Gease (Grupo Especial de Atenção às Enfermidades Emergenciais ou Exóticas) já confirmou o segundo caso de peste suína clássica no Piauí e foi necessário o sacrifício de 15 suínos que eram criados de forma extensiva na propriedade devido à presença da doença.

maxresdefault

O sacrifício dos animais da propriedade onde foram detectados os focos foi realizado seguindo rigorosamente a legislação federal, ou seja, a instrução normativa nº 27, de 20 de abril de 2004, do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

De acordo com o veterinário e fiscal agropecuário Idílio Moura, os animais com peste suína apresentam febre alta, manchas avermelhadas no corpo, conjuntivite, diarreia, paralisia dos membros e morte, principalmente entre suínos jovens. Segundo o veterinário, o vírus é altamente contagioso. A doença não atinge seres humanos.

No último dia (11/04), o governador, Wellington Dias decretou emergência sanitária no município de Lagoa do Piauí, devido o foco da doença. Desde o início do mês de março a Adapi intensificou a fiscalização nas fazendas de criadores de suínos localizadas na fronteira entre Piauí e o Ceará e nos caminhões que transportam animais entre os dois estados. A fiscalização começou ainda em novembro do ano passado, depois que um alerta foi emitido após o Ministério da Agricultura, que havia confirmado a existência de focos da peste suína no estado vizinho.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *