Peça teatral homenageia Heróis da Batalha do Jenipapo

Esta é a 22ª vez, que é encenada a épica batalha ocorrida às margens do Rio Jenipapo, em Campo Maior, há 194 anos. O elenco que envolveu 110 atores emocionou o público presente no Monumento aos Heróis do Jenipapo, nesta segunda-feira (13/03) e eternizou a memória dos grandes heróis que lutaram em prol da sonhada liberdade.

DSCF9327

Escrita pelo dramaturgo Acy Campelo e dirigido por Arimatan Martins, a encenação teve duração de aproximadamente 40 minutos, o público participou ativamente, hora com aplausos aos personagens que representavam os brasileiros, entres eles piauienses, maranhenses e cearenses ou mesmo vaiando aqueles que representavam os portugueses.

DSCF9280

De acordo com o diretor Arimatan Martins a cada ano são feitas alterações, a fim de tornar o espetáculo mais claro ao olhar do público. “A encenação aproxima o público desse fato que é importantíssimo na história da independência do Brasil, por isso não mostramos apenas a batalha, a cada apresentação, fazemos mudanças em torno de um personagem , de cenas a mais, uma entrada diferente, fazemos cenas pra eternizar lembranças na memória dos visitantes”. Disse o diretor.

DSCF9306

O diretor observando a atuação dos atores durante a encenação.

Após o espetáculo foi feita a entrega da Comenda Mérito Renascença do Piauí, pelo Governador Wellington Dias, e a outorga da Medalha “Heróis do Jenipapo”, pelo prefeito José de Ribamar Carvalho (Ribinha), aos agraciados de diversos segmentos da sociedade.

DSCF9268 DSCF9328DSCF9273 DSCF9292 DSCF9285 DSCF9320 DSCF9325 DSCF9326

 

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *