Outubro Rosa: Prefeitura realiza ação de prevenção ao câncer de mama

Conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, preservando a integridade e a saúde da mulher é uma das preocupações da Prefeitura de Campo Maior, que por meio da Secretaria de Saúde e da Assistência Social realizaram, nesta quinta-feira atividades de prevenção ao câncer de mama, promoção da autoestima e valorização da mulher. A ação compõe o calendário de atividades desenvolvidas pela prefeitura durante o mês de outubro na campanha “Outubro Rosa”.

DSCF3929

A secretária de Assistência Social, Nilzana Gomes e secretário de Saúde, Marcelo Miranda participaram do evento que foi realizado na Unidade Básica de Saúde Achico Pereira, no Bairro Cariri. Além de orientações e os cuidados com a saúde, a secretaria de Assistência Social ofertou as participantes, embelezamento capilar e de unha.

DSCF3920

A secretária de Assistência Social, Nilzana Gomes destacou a importância da família para o tratamento da pessoa com câncer, “O diagnóstico de um câncer provoca um grande impacto tanto no paciente como em seus familiares, é normal que a pessoa fique assustada e não saiba como lidar com a notícia, que é difícil até para alguns médicos, muitos têm dificuldade em passar a informação ao paciente, e na família que se encontra forças para seguir em frente, não há nada melhor do que estar cercado por aqueles que amamos”, disse a secretária ao contar da experiência que teve em sua família.

Ao se pronunciar, o secretário de saúde, Marcelo Miranda disse que “o momento serve como reflexão, não só das mulheres, más sim de toda a população, o câncer quando atinge uma mulher, toda a família fica doente junto e por isso devemos incentivar a todas para que façam os seus exames regularmente e assim, quanto mais precoce, mais chance de cura tem”, disse.

O secretário também lembrou o compromisso do prefeito Ribinha, em estruturar as unidades que compõem a rede da atenção básica de saúde, com profissionais competentes que seguem o protocolo do Ministério de Saúde de rastreamento do câncer de mama.

DSCF3928DSCF3932 DSCF3937 DSCF3934

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *