Oscar de melhor filme: veja histórias dos indicados na categoria

No próximo domingo (28), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood apresenta sua maior premiação, o Oscar.

Durante as três horas do evento, muitos agradecimentos, lágrimas e até algumas surpresas devem acontecer, mas a grande pergunta — qual o melhor filme do ano — ficará reservada para os momentos finais.

Este ano, os favoritos são “A grande aposta” e “O regresso”, vencedores de prêmios de dois sindicatos que funcionam como grandes indicadores do maior evento do cinema.

A seu lado, “Mad Max: estrada da fúria”, “Spotlight – segredos revelados”, “Brooklin”, “Perdido em Marte”, “O quarto de Jack” e “Ponte de espiões” ainda sonham com uma chance — mesmo que alguns tenham grandes probabilidades de voltarem de mãos vazias para casa.

Confira o resumo de cada um dos filmes, com número de indicações e outras curiosidades.

“A grande aposta”: Com elenco estrelado por Ryan Gosling, Steve Carrell, Brad Pitt e Christian Bale, o longa dirigido por Adam McKay conta a história de quatro homens que previram a crise financeira americana de 2008. Favorito na categoria principal ao ganhar o prêmio do sindicato dos produtores, a produção concorre a mais quatro estatuetas.

'A grande aposta', 'O regresso', 'Brooklin', 'Mad Max', 'Perdido em Marte', 'Ponte de espiões', 'O quarto de Jack' e 'Spotlight' concorrem ao Oscar de melhor filme (Foto: Montagem G1)
“O regresso”: O filme não é tão favorito quanto “A grande aposta”, mas ainda tem grandes chances se considerarmos que o diretor Alejandro Iñárritu e o ator Leonardo DiCaprio ganharam em seus respectivos sindicatos. O astro sofreu muito para viver Hugh Glass, um personagem real que é abandonado por seus companheiros após ser atacado por um urso nos Estados Unidos selvagens de 1820. Pesa a favor da produção ser aquela com o maior número de indicações. São 12 no total.

“Brooklin”: A adaptação do romance de Colm Tóibín escala Saoirse Ronan (“O grande hotel Budapeste”) no papel da irlandesa que se muda para Nova York nos anos 1950 e se apaixona por um descendente de italiano. Com texto de Nick Hornby, concorre ainda a melhor atriz e melhor roteiro adaptado.

“Mad Max: estrada da fúria”: George Miller ressuscita sua saga pós-apocalíptica com som e fúria ao colocar Tom Hardy no lugar de Mel Gibson como Max, que deve ajudar um grupo de mulheres a escapar da tirania de um vilão do deserto australiano — mas quem rouba a cena é Charlize Theron. Entre as dez indicações, a maior delas técnicas, um merecido aceno para o diretor, lembrado em sua categoria.

 

“Perdido em Marte”: Hollywood confirma seu gosto em gastar bilhões de dólares para resgatar Matt Damon, cujo personagem usa o poder da ciência para sobreviver após er problemas com sua missão no planeta vizinha. Pelo menos o novo filme de Ridley Scott rendeu uma indicação ao ator — com sete no total.

“Ponte de espiões”: Tom Hanks e Steven Spielberg unem forças pela décimas vez para retratar a história real do advogado contratado para defender um espião soviético durante a Guerra Fria. Com seis indicações, a parceria não tem grandes chances no prêmio maior.

“O quarto de Jack”A belíssima obra do diretor Lenny Abrahamson tem Brie Larson como a favorita na categoria de melhor atriz. Um garoto (Jacob Tremblay) narra a vida com sua mãe no cativeiro onde ela é mantida há sete anos, em uma produção com quatro indicações nas categorias principais.

“Spotlight – segredos revelados”: O filme de Tom McCarthy é como a imagem no espelho de “A grande oposta”. Apesar de também contar uma história real com um elenco igualmente repleto de estrelas (Mark Ruffalo, Rachel McAdams, Michael Keaton, Liev Schreiber, John Slattery, Stanley Tucci), o longa não tem nada do humor do rival. Algo no mínimo apropriado ao se contar os bastidores da investigação realizada pela equipe do jornal “Boston Globe”, que revelou o escândalo de como a Igreja Católica escondeu diversos casos de pedofilia cometidos por seus padres. A produção está presente em seis categorias.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *