Multa para quem soltar pipas com cerol pode ultrapassar mil reais, diz Lei

Nos meses de junho a agosto, quando os ventos ficam mais fortes, é comum ver crianças, jovens e até adultos empinando pipas, uma atividade recreativa e uma prática saudável, mas que pode oferecer sérios riscos caso certas regras não forem respeitadas.

A pipa em sua linha ao natural ela apresenta perigos para as crianças quando estão brincando, pois exige que ao brincar, o olhar e a atenção estejam voltados para o alto, e um segundo de distração pode gerar um acidente, como cair de lugares altos, atravessar na frente dos carros e serem atropeladas.

Muitas pessoas acabam tornando essa brincadeira, ainda mais perigosa, quando aplicam cerol, uma mistura criminosa de cola de madeira com  vidro triturado, usado em linhas, transformando-a, em uma arma letal. O cerol é utilizado para cortar linhas de outras pipas, porém pode cortar gravemente os pedestres e principalmente motociclistas e ciclistas.

 

Após receber denuncias de que crianças e até mesmo adultos estão utilizando linhas com cerol para soltar pipas, o Conselho Tutelar de Campo Maior, vem desenvolvendo uma campanha de prevenção a acidentes.

Segundo o professor Assis Lima, Coordenador do Conselho Tutelar de Campo Maior já foram apreendidos diversos kits do material, em bairros como; Fripisa, Fátima, Cidade Nova, Paulo VI, Estação e Cariri. Ele afirma que não há registros de casos de acidentes no município, o que para eles (conselheiros) torna ainda mais importante trabalhar a prevenção.

pipas_site_vejanoticias_com

O professor Assis orienta a prática segura da brincadeira, sem o perigo de ferir alguém, só com linha de algodão. Os fios de nylon (de pesca) não são indicados, pois cortam tanto ou mais que o próprio cerol.

Veja algumas dicas importantes:

Não soltar pipas perto de fios ou antenas para evitar choques elétricos.
Não retirar pipas presas em fios ou árvores. O risco de choque e acidente é grande.
Não empinar papagaios em locais altos como, lajes ou telhados, para evitar quedas fatais,
Procurar locais abertos, como parques, praças ou campos de futebol.
Preste atenção a motos e bicicletas. A linha é perigosa para os condutores
Olhe bem onde pisa, especialmente quando anda para trás, para não cair.

Use luvas para evitar cortar as mãos.

13319888_1058909700866965_1708151098499886095_n

Na tentativa de evitar acidentes, alguns municípios chegaram a tomar medidas drásticas como Teresina, por exemplo, que sancionou a Lei Nº 4.700, que em seu Art. 1º proíbe a utilização de linhas cortantes com cerol ou assemelhadas em vias ou logradouros público da capital, pelo usuário que manuseie “pipas ou papagaios” com a finalidade recreativa ou publicitária, sob pena de multa de R$ 500,00 (quinhentos reais) por cada conjunto de material apreendido, quando a infração for considerada de natureza grave e multa de R$ 1.000,00 (mil reais), quando considerada de natureza gravíssima, podendo ser aplicado em dobro no caso de reincidência do infrator, constatada oficialmente. 13325621_1058909740866961_6148136674647720952_n

Linhas apreendidas pelo Conselho Tutelar em Campo Maior

ATENÇÃO! IMAGENS FORTES

IMAGENS FORTES...

fotosdoacidcomlinhadepiuk154e226da25b2f672d101a586b631a14b6974517accf4b

Acidentes com cerol

Imagens: divulgação

 

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *