Moradores de Parnaíba temem abertura das comportas da Boa Esperança

chuvaA população da cidade de Parnaíba tem sofrido com as constantes chuvas que caíram no município, centenas de famílias tiveram que abandonar suas casas que permanecem alagadas. Os moradores que residem na área ribeirinha temem que sejam abertas as comportas da Usina Hidrelétrica de Boa Esperança. Eles acreditam que, caso ocorra a abertura, poderá haver mais áreas alagadas na cidade.

O bairro Piauí é o mais atingido pelas águas da chuva no município, que sofre com os alagamentos desde março desse ano. Praticamente, 70% dos moradores desse bairro precisaram abandonar as suas residências. Casas e estabelecimentos comerciais estão fechados.

Na manhã desta quinta (04/04), 10 carros-pipas atuam para retirar a água das casas e ruas, no bairro. Ao todo, cerca de 30 carros desse tipo ajudam a fazer a limpeza no município.
A chefe do núcleo de Serviço, Dalva Cereja, ressaltou que o nível da água dos piscinões localizados nos bairros Piauí e Frei Higino aumentam cada vez mais.

“Além desse bairro, que é o mais crítico, nós temos também o bairro Frei Higino, onde fica o Piscinão 2. Então, nós estamos com uma preocupação grande e a que surge no momento é o aumento do nível das águas do Rio Igaraçu porque as comportas da (Usina Hidrelétrica) Boa Esperança ainda não abrirem, e se abrirem vai complicar ainda mais”. “Nos abrigos da Prefeitura nós temos uma média de 37 famílias. Temos também mais de 57 famílias que estão em casas de parentes, e com mais de 470 famílias que continuam em suas casas”, citou Dalva.

A gestora ressaltou que o bairro Piauí está sendo atendido pelo Serviço Social e Defesa Civil Municipal. A Secretaria de Infraestrutura também está atuando para regularizar a situação dos moradores. Ela destacou ainda o trabalho do Corpo de Bombeiros, que está desde as primeiras chuvas fazendo o resgate de famílias e ajudando com a entrega de doações, dentre outros pontos.

Informações: cidadeverde

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *