Missa campal celebra Dia de Santa Teresinha e abre campanha do Outubro Rosa em Campo Maior

Uma missa campal celebrada pelo Bispo Dom Francisco de Assis no Espaço Social da igreja de Nossa das Mercês, na noite desta segunda-feira (01/10) em comemoração ao Dia de Santa Teresinha marcou o abertura do Outubro Rosa no município de Campo Maior, campanha que tem o objetivo prevenir o câncer de mama.

DSCF3670

Centenas de fieis participaram da celebração que contou com a presença da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Nilzana Gomes.

DSCF3602

Dom Francisco de Assis ressaltou a importância de buscar a palavra de Deus no convívio da igreja para o fortalecimento espiritual, no enfrentamento do câncer.

DSCF3704

A secretária, Nilzana Gomes falou da importância de cuidados como, o autoexame que auxilia no diagnóstico precoce da doença, ressaltando o apoio do município por meio das secretarias; de Assistência Social e Saúde às mulheres acometidas pelo câncer, destacando o apoio ao Projeto “Amigas do peito”.

DSCF3703

“Há nove meses fui diagnosticada com a doença e graça a Deus estava no começo, mas sofri muito, e mesmo fraca, debilitada, sem cílios, careca, sem sobrancelhas e com as cicatrizes que o câncer deixa na gente, eu queria vencer e meu ponto de virada foi encarar a doença por outro anglo, dessa forma eu aderi aos assessórios que temos, usei lenços, maquiagens e inclusive essa peruca que estou usando, eu não podia voltar à vida normal sem fazer nada, nesse intuito ao apoiar o outubro rosa com o protagonismo dele, eu decidir criar o projeto ‘Amigas de peito’”, disse Líndia Kaliane.

Câncer de mama

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Ele não tem uma causa única. São vários fatores que podem aumentar o risco de desenvolver a doença, como fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários.

Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos, são mais propensas a desenvolver a doença, mas isso tem mudado. Houve um aumento na incidência de câncer de mama em mulheres jovens na última década. Em mulheres com menos de 35 anos, a incidência no Brasil hoje está entre 4% e 5% dos casos.

DSCF3592 DSCF3606DSCF3642 DSCF3646 DSCF3598 DSCF3655 DSCF3656

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *