Missa campal abre as atividades do Outubro Rosa em Campo Maior

DSCF0817

Uma missa celebrada no Espaço Social da igreja de Nossa Senhora das Mercês, no Bairro São João, na noite desta terça-feira, 1º de outubro, em homenagem ao Dia de Santa Teresinha marcou a abertura do “Outubro Rosa”, campanha mundial para conscientização das mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e que reúne atividades de luta contra do câncer, no município de Campo Maior.

DSCF0810

A celebração, que foi acompanhada por uma multidão de devotos, foi presidida pelos párocos Eugênio, Expedito e Jerônimo, e resultou na simbologia da data que une a abertura das atividades do Outubro Rosa com o dia de Santa Teresinha, que é conhecida por ser padroeira dos enfermos de tuberculose, AIDS e câncer.

DSCF0839

A celebração também foi acompanhada pela primeira dama, Nilzana Gomes, que representou o prefeito Professor Ribinha. Ela ressaltou que a Prefeitura de Campo Maior se alia a todas as entidades que lutam contra o câncer da mama para promover atividades de conscientização e prevenção e que é preciso desmistificar o assunto. “Precisamos falar sim, no câncer de mama, porque quanto mais a gente fala, mais aprendemos a lhe dá com a doença, então em nome da Prefeitura Municipal, e do grupo “Amigos de Peito” um movimento importante que serve de apoio para outras mulheres que passam pela mesma situação; agradecemos a Igreja Católica por essa parceria nessa luta e por promover eventos de fé, como esse”, disse Nilzana,.

DSCF0851

A professora e fisioterapeuta Lindia Kaliane, que há um ano travou uma batalha contra o câncer de mama falou da campanha outubro rosa e destacou a importância do grupo Amigas de Peito. “Hoje somos 17 mulheres unidas para fazer a diferença, isso me enche de orgulho, pois quando dei inicio essa caminhada eu estava sozinha, e hoje não sou mais só, hoje tenho elas comigo”.

DSCF0833

Após a celebração, em procissão,  os fieis acompanharam as imagens de Santa Teresinha e Nossa Senhora de Fátima até a  igreja de Nossa Senhora das Mercês, onde foi inaugurado os altares para as duas imagens e dada a bênção pelos párocos.

DSCF0774 DSCF0778 DSCF0701 DSCF0776 DSCF0900 DSCF0696 DSCF0920 DSCF0913

 

Texto e fotos: Silvana Moraes

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *