Lançado o Projeto Vida no Trânsito em Campo Maior

Com o intuito de reduzir os índices de lesões e mortes no trânsito, o município de Campo Maior foi implantado no Projeto Vida no Trânsito – PVT da Secretaria de Estado da Saúde, o lançamento oficial do Projeto em Campo Maior aconteceu na manhã desta quarta-feira, 29, no auditório do CIAC – Espaço do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão.

DSCF2434

O Projeto Vida no Trânsito (PVT) é uma iniciativa brasileira voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde, em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011 – 2020. O Projeto Vida no Trânsito foi lançado em 2010, como parte da iniciativa internacional denominada Segurança Rodoviária em Dez Países.

No Brasil, foi implantado inicialmente nas cidades de, Belo Horizonte/MG, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Palmas/TO e Teresina/PI. Recentemente os municípios de Campo Maior e Piripiri foram selecionados para auxiliarem na descentralização das ações, para além da capital Teresina, o motivo? Campo Maior já vêm desenvolvendo por iniciativa própria ações para redução do número de acidentes de trânsito.

DSCF2324

Participaram do evento o prefeito Professor Ribinha, os secretários; de Saúde, Marcelo Miranda, de Trânsito e Mobilidade Urbana, Major Paz e representantes de órgãos municipais, estaduais e federais que reúnem forças para desenvolver as ações.

DSCF2413

O prefeito Professor Ribinha falou da importância dessa conjuntura na realização das ações e lembrou que a sociedade é parte fundamental na redução dos acidentes. “Estamos felizes em poder contar com apoio de cada um de vocês, do estado, das policiais, da OAB, mas quero ressaltar que precisamos principalmente do apoio da sociedade civil, que o cidadão se conscientize da importância do uso dos equipamentos de segurança, que aprenda a se comportar no trânsito, só assim, iremos diminuir os acidentes em nosso município”, disse.

DSCF2354

Segundo o secretário de Saúde, Marcelo Miranda, “neste ano de 2018, foram registrados 330 acidentes no município, no mês de janeiro ocorreram 49, em fevereiro 59, março 37, em abril 60, no mês de maio 70 e em junho foram registrados 55 acidentes de trânsito, sendo que 95% dos acidentes foram envolvendo motocicletas. Os dados são do Hospital Regional de Campo Maior – HRCM”.

DSCF2367

O Secretário de Trânsito, Major Paz agradeceu o apoio, a presença de todos e lembrou que Campo Maior atende as cidades circunvizinhas, o que para ele, implica dizer que nem todos os acidentes registrados pelo Hospital Regional de Campo Maior acontecem de fato, neste município. O Secretário também ressaltou a importância de investir em ações educativa e disse acreditar, que com o apoio da população  é possível sim, diminuir os acidentes em Campo Maior.

DSCF2384 DSCF2371 DSCF2330 DSCF2440

 

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *