Justiça identifica dono de perfil fake que era usado para atacar candidatos em Campo Maior

Após ser acionada, a Justiça Eleitoral conseguiu identificar o autor do perfil “Corrupções Campomaiorense”, que durante meses disseminou, de forma anônima, Fake News e acusações falsas a políticos e funcionários públicos da cidade de Campo Maior, na rede social Instagram, que pertence ao Grupo Facebook.

ec3cd5d0-699e-4c3e-8127-a01333fe85b8

O indivíduo responsável pelas postagens e administrador do perfil foi identificado como Raul Guilherme Meira de Andrade Nobrega. Ele é sobrinho do candidato a Prefeito João Félix, e já foi devidamente intimado pelo Juiz Muccio Miguel Meira para apresentar defesa na Representação. A conta anônima foi desativada por determinação judicial.

Segundo a justiça, após uma série de denúncias e boletins de ocorrências contra a página, foi solicitado ao Facebook os dados do criador da conta. No relatório enviado pela empresa, consta o contato telefônico que pertence a Raul Guilherme e um dos e-mails usados no cadastro é em nome de sua esposa, Lara Andrade. A polícia deverá fazer uma busca e apreensão para colher elementos usados no crime.

Se comprovado a participação de Raul, ele deverá cumprir de dois a oito anos de prisão além do pagamento de multa, conforme a nova legislação sobre crimes de fake News. Essa pena ainda poderá ser aumentada em um sexto, porque o acusado usou o anonimato.

No relatório enviado pelo Facebook Brasl é possível verificar, inclusive, os IP de onde a página foi acessada.

fake facebook3

Contato telefônico usado no crime pertence ao sobrinho do ex-prefeito. Raul é filho da ex-secretária de saúde, Gardênia Félix, que hoje ocupa função na coordenação da campanha do irmão, João Félix.

fake facebook5

DESPACHO

 

Fonte: Emfoco

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *