JOSÉ DE FREITAS: Barragem do Bezerra ameaça romper e defesa civil retira famílias de área de risco

A Defesa Civil do Estado do Piauí divulgou uma nota no início da noite deste domingo (8 de abril de 2018) informando que não tem mais como evitar o rompimento da Barragem do Bezerro no Município de José de Freitas-PI. A nota foi divulgada após os técnicos encontrarem vários locais de vazamento no paredão da barragem e que a situação é de alerta máxima.

30411853_1515859121873990_3611608436946501632_n

De acordo com informações prestadas por Rubens Rocha, assessor de imprensa da Prefeitura de José de Freitas, os técnicos informaram que é apenas questão de horas para vir a ocorrer o rompimento da barragem.

O geólogo José Iran Paiva Felinto, que é o atual secretário de Agricultura e Desenvolvimento de José de Freitas-PI, informou que o rompimento da barragem, se vier a se consumar é por causa de vândalos que retiraram um grande numero de pedras do paredão da barragem.

Uma força tarefa e um grupo de crise foram criados para tomar ações em relação ao problema. Uma equipe composta pelo Corpo de Bombeiros, Departamento de Infraestrutura e Transportes, Exército, Secretaria do Meio Ambiente, Defesa Civil, Polícia Militar, Idepi, Prefeitura Municipal de José de Freitas estão monitorando e realizando os serviços de acompanhamento e evacuação das pessoas que moram nas localidades que estão na área de risco.

O major Rivelino Moura, do Corpo de Bombeiros,  desmente o boato de que o rompimento da barragem também causaria alagamentos nas cidades de Lagoa Alegre e União. Segundo o militar, a água pode chegar aos municípios, mas o volume seria pequeno.

Em José de Freitas, cerca de 25 famílias de nove comunidades foram orientadas a deixaram suas casas. Militares do 25 BC ajudaram os moradores a evacuarem as residências.

 

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *