Halo solar chama atenção de moradores em Campo Maior

Um halo solar brilhou no céu de Campo Maior nesta quinta-feira (27). O fenômeno chamou atenção de moradores de diversos pontos da cidade que aproveitaram para registrar o momento.

IMG_20201127_122925_1 (1)

Segundo o professor de Física, Francisco Carvalho, “o Halo Solar ou Lunar é um fenômeno óptico, possui em média de 15km de altura. Ele acontece quando as nuvens carregadas de cristais (granizo) estão alinhadas. O gelo por sua vez faz o mesmo papel do prisma óptico, convertendo o feixe de luz solar e mostrando a luz que é separada em suas diferentes cores quando refratada através de algum meio transparente, a exemplo do arco-íris. A forma circular do halo é devido à estrutura hexagonal dos cristais de gelo na atmosfera. O fenômeno pode ocorrer em qualquer época do ano” detalha o professor.

IMG-20201127-WA0048

Embasada no conhecimento popular a advogada Joyciane Saraiva tem outra explicação sobre o fenômeno. “Esse sinal que aparece ao redor do sol ou da lua é comumente conhecido pelo produtor rural como um sinal de que vai chover bastante nos dias seguintes”, finaliza.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) o fenômeno é comum, mas muitas das vezes não pode ser visto devido à claridade do dia.
“O halo tem a ver com a incidência da luz do Sol sobre nuvens altas (cirrus). À medida que a luz bate, forma-se aquele desenho colorido”, explica o meteorologista Heráclio Alves.

O fenômeno que aconteceu por volta do meio dia, foi registrado por moradores e publicado em redes sociais.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *