Estão abertas as inscrições para o Garantia Safra 2018/2019 em Campo Maior

2-1

As inscrições para o Garantia Safra 2018/2019 estão abertas desde o dia 03 de setembro no Município de Campo Maior. A ação é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural em parceria com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí – Emater. Para participar, os agricultores devem procurar o escritório do Emater, portando os documentos pessoais para fazer a inscrição no programa. O prazo de adesão é até o dia 20 de novembro.

O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), um benefício social que garante ao agricultor familiar o recebimento de um auxílio pecuniário, por tempo determinado, caso perca sua safra em razão do fenômeno da estiagem ou do excesso de chuva.
Os beneficiários são agricultores que possuem renda familiar mensal de, no máximo, 1,5 (um e meio) salário mínimo e que plantam entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, mandioca, produtos típicos da Agricultura Familiar.

DSCF3572

O Secretário de Desenvolvimento Rural, Airton Matos explica que “no município de Campo Maior tem muitos agricultores que se enquadram no programa, no ano agrícola 2016/2017 foram inscritos mais de 620 agricultores, ele acredita que neste ano 2018/2019 esse número deve ficar em torno de 650 agricultores aptos a receberem o benefício, mas até o momento apenas 140 pessoas estão cadastradas no programa”.

O Coordenador Regional do Emater, Lucas Gomes, lembra que antes de fazer a inscrição é necessário que os agricultores procurem o Sindicato dos Trabalhadores para renovarem o cadastro da DAP- Declaração de Aptidão ao Pronaf que vence em fevereiro de 2019.

Para renovarem o cadastro da DAP são necessários os documentos: Identidade, CPF, Contrato de Arrendamento ou Comodato Rural, caso seja proprietário da terra, ainda é preciso apresentar o ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural), CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e o NIS (Número de Identificação Social).

Já para fazer a inscrição do Garantia Safra basta apresentar o CPF e documento de identificação. A previsão de entrega do boleto para pagamento da taxa é no início do mês dezembro.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *