Encenação da Batalha do Jenipapo destaca heróis anônimos e a coragem da mulher na luta pela independência

O espetáculo Batalha do Jenipapo, encenado nesta terça-feira (13), no Monumento Heróis do Jenipapo em Campo Maior, durante as comemorações dos 195 da Batalha que marcou a luta do Piauí pela independência do Brasil, emocionou o público presente. A peça, um musical, que envolveu cantores e mais de 150 atores tem direção de Franklin Pires e texto de Bernardo Aurélio.

DSCF4977

O espetáculo musical destacou os camponeses da época que morreram na sangrenta batalha às margens do Rio Jenipapo e que jamais foram citada na história, como as tantas Marias e Josés, os verdadeiros heróis anônimos, destacou também a coragem da mulher na luta pela independência, sem esquecer as figuras históricas, como o major Fidié.

A batalha culminou dia 13 de março de 1823, na época o Brasil ainda era uma colônia e tinha suas riquezas explorada por Portugal.  Na luta, camponeses que representavam o Brasil enfrentaram as tropas  portuguesas comandadas por  João José da Cunha Fidié.

Após encenação da Batalha do Jenipapo houve a entrega da medalha “Heróis do Jenipapo” e a Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí.

DSCF4898 DSCF4912 DSCF4830 DSCF4916 DSCF4938 DSCF4985 DSCF4992

Texto e fotos: Silvana Moraes

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *