Elmar Carvalho: Romance destaca Campo Maior na década de 1970

O escritor Elmar Carvalho lançou na noite dessa sexta-feira (07/07), em Campo Maior, sua mais nova obra literária: Memórias de Évora. Romance erótico, a publicação conta a história do personagem Marcos Azevedo e se passa na cidade de Campo Maior nas décadas de 1970 e 1980 A noite de autógrafos reuniu amigos, autoridades e personalidades locais.

60a9000c-d1e4-4867-b5cf-e8355a35d8cd

“Memórias de Évora é meu primeiro romance. Já havia escrito livros de poesia, prosa, crônicas e agora cheguei ao romance. A história vai desde a infância até a iniciação sexual de um personagem e que tem como pano de fundo Campo Maior e Parnaíba. Quem tem mais idade vai recordar daquela Campo Maior, os mais novos vão conhecer como era nossa sociedade em todos os aspectos. É uma mescla de ficção com a realidade que vivi”, recomenda Elmar Carvalho.

9a6ee175-f923-4edd-b0a2-1259774269a3

Na apresentação do livro, Cunha e Silva Filho adverte: “Se desenvolve num simplicidade de linguagem, correção, um leve sabor clássico e arcaizante de vocabulário, moderação no plano poético desenvoltura nas descrições e trechos dissertativos do espaço literário, conhecimento da natureza, aliado ao poder de observação dos costumes e hábitos do interior”, analisa.

João Alves Filho, presidente da Academia Campomaiorense de Artes e Letras, lembrou que o romance acontece no momento da disparidade entre a religiosidade praticada na Igreja Matriz e a prostituição na Rua Santo Antônio, a poucos metros dali. O médico e acadêmico Domingos José de Carvalho recordou que no mesmo período a cidade vivia uma expansão de automóveis, ganhava construções emblemáticas e comentou o cotidiano da sociedade campomaiorense.

thumbs (2) thumbs (3) thumbs

Fonte: Emfoco

Fotos: Emfoco e Eleticia Abreu

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *