Coordenadoria da Mulher e IFPI contemplam trabalhadoras rurais com projeto “Saúde da Mulher Trabalhadora”

A Secretaria de Assistência Social por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulher realizou na manhã desta sexta (12), na Comunidade Água Fria, uma palestra sobre “Impactos da Violência Doméstica na Saúde Emocional das Mulheres”. Mais de 50 mulheres participaram do encontro.

O evento tem a parceria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do IFPI por meio do CVT- Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia que contemplou as comunidades Água Fria e Tapera com o projeto – A importância da Saúde da Mulher Trabalhadora Rural, que visa trabalhar a saúde da mulher em todos os aspectos, buscando melhor qualidade de vida, de modo que a mulher possa produzir, mas de forma saudável.

DSCF2729

“Hoje estamos debatendo esse viés da agroecologia que é a saúde do trabalhador e da trabalhadora rural e quando falamos de saúde, estamos relacionando todos os aspectos da saúde, tanto o psicológico quanto o físico, é importante que a trabalhadora esteja com o psicológico bem, para que seu corpo esteja bem e ela possa trabalhar cada vez melhor na agricultura, por isso o CVT está com esse projeto de trabalhar a saúde da mulher com o intuito de divulgar a forma saudável de trabalhar com a agricultura”, disse o Professor Thiago Silva representante do CVT, no município.

DSCF2711

A coordenadora de políticas para Mulher, Luzia Pereira discorreu sobre os principais tipos violência, como funciona a rede de atendimento à mulher vítima de violência no âmbito doméstico e como denunciar o agressor.

Na ocasião, a psicóloga, Ana Karla e a enfermeira Nayara Barbosa que representaram o IFPI apresentaram o projeto do CVT e explicaram a forma que será executado com as mulheres das comunidades.

DSCF2765 b38cee57-2620-43f3-b227-240634c184c3DSCF2685DSCF2713 DSCF2700 DSCF2741 DSCF2689

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *