Chuva de granizo causa destruição em Campo Maior

O que a Meteorologia previu aconteceu no início dessa tarde em Campo Maior e outros quatro municípios do Piauí. Choveu granizo nessas cidades, pela influência de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, (VCAN). Muitas pessoas registraram esse momento raro, que atingiu vários bairros campomaiorenses.

Moradores dos Bairros Cidade Nova, Parque Estrela e Fripisa, na cidade de Campo Mior foram surpreendidos pela chuva de granizo na tarde desta quarta-feira 10/01. Algumas pessoas relatam que algumas pedras era do tamanho de uma bolinha de gude.

granizo4

O professor de Climatologia Werton Costa, da Uespi, explica que o fenômeno que atingiu Campo Maior e as cidades de Teresina, São Raimundo Nonato, Picos e Cabeceiras foi originado por um VCAN, que é um sistema onde os ventos atingem os níveis mais altos da atmosfera e giram no sentido horário, fazendo com que o ar seco desça para a superfície que está fria.

granizo3

O professor continua explicando que nas bordas deste sistema ocorre a formação de nuvens, que geralmente são cúmulos-nimbos, cujas extremidades estão congeladas e onde ocorre a precipitação, (chuva), e as gotículas de água caem na forma de grãos de gelo (granizos). “Foi isso que estava previsto e realmente aconteceu em alguns pontos do Piauí que estavam sob a influencia de VCAN”, detalha o professor.

 

granizo (1)granizo6 granizo5 granizo

 

Fonte:portaldecampomaior

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *