Campo Maior: Profissionais da Saúde Inauguram ‘Cantinho da Amamentação’

Foi inaugurado na tarde desta terça-feira, (11/08), no Posto de Saúde do Bairro Paulo VI em Campo Maior o “Cantinho da Amamentação” um espaço reservado para as mamães receberem instruções técnicas de como amamentar da forma correta.

O objetivo do “Cantinho” é manter o vínculo mãe e filho, dá condições ao profissional da saúde, de observar se a mãe está adotando técnicas corretas para amamentar, oferecer um espaço próprio, visto que nem todas as mães se sentem a vontade para amamentar em público.“Esse é um projeto piloto que traz vários benefícios, idealizado já no final da Semana da Amamentação, que corresponde do dia 01 a 07/08, mas que estamos inaugurando e esperamos que perdure”. Disse a enfeira Anne Karoline.

O enfermeiro Jairo Brito representou o Secretário Municipal de Saúde Marcelo Miranda e falou da importância do desempenho da mãe em amamentar. “Entendemos que para muitas a primeira amamentação chega até ser dolorosa, mesmo assim é preciso que a mãe se esforce, e evite introduzir outro alimento na alimentação da criança”. Disse Jairo.

O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado que existe para o bebê, pois atende a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais da criança até os 6 meses de idade. Além disso, é rico em substâncias que tornam o bebê mais resistente a infecções por vírus e bactérias.

Não é apenas para a criança que ele traz benefícios, amamentar ajuda no desprendimento da placenta, contribuindo para a volta do útero ao tamanho normal. Com isso, também evita o sangramento excessivo e, consequentemente, evita que a mãe sofra de anemia, além proteger contra o câncer de mama e de ovário.

Desenvolvido pelas enfermeiras Anne Karoline e Iris Paz, o projeto recebeu apoio de toda a equipe de profissionais que atuam naquela área como: Agentes Comunitários de Saúde – ACS e da Médica Solange Lustosa, e ainda com alunos do PRONATEC.

 

DSCF1532DSCF1539DSCF1560 DSCF1561DSCF1551DSCF1506 DSCF1507 DSCF1562

ASCOM

 

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *