Campanha de combate ao tabagismo da Secretaria de Saúde de Campo Maior é referência no Piauí

O Grupo de Controle do Tabagismo desenvolvido pela Prefeitura de Campo Maior através da Secretaria Municipal de Saúde tem chamado a atenção pelos bons resultados e é referência em todo o Piauí. Os dados referentes a 2017 revelam que 65% dos participantes do programa abandonaram o vício em cigarro. O tratamento tem duração de um ano e é composto por avaliação clínica feita pela equipe multiprofissional.

Nesta terça-feira 9/01, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de União, composta pela médica Layanne Cavalcante de Moura, pela Psicóloga Graziela da Cruz Sampaio, pela Enfermeira Margarete Rodrigues e pela Assistente Social Maria do Socorro Rodrigues, estiveram visitando o Grupo de Controle do Tabagismo de Campo Maior para participar de uma oficina de capacitação e obter conhecimentos para agregar ao programa desenvolvido na cidade de União. DSC_5955

“O trabalho desenvolvido pelo grupo de combate ao tabagismo aqui de Campo Maior é referência e viemos aqui participar dessa oficina de capacitação para obtermos mais experiências, trocarmos informações para agregarmos ao trabalho que desenvolvemos lá em União”, destacou a médica Layanne Cavalcante.

DSC_5951

VISITA

O Grupo foi recepcionado pelo secretário municipal de Saúde, Marcelo Miranda e pela enfermeira Antônia Soares, coordenadora do programa em Campo Maior. Marcelo Miranda disse que a visita dos profissionais de União é bastante motivadora e que experiências exitosas é importante para a continuação e o desenvolvimento de um bom trabalho.

DSC_5948

COMO PARTICIPAR DO PROGRAMA

O morador interessado a participar do grupo Antitabagismo deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para se informar quais as datas e horários dos encontros. As reuniões dos grupos são estruturadas com orientação de psicólogos, enfermeiros e nutricionistas, pois os participantes recebem ajuda para lidar com as questões pessoais que os fazem manter o hábito de fumar.

A Secretaria Municipal de Saúde oferece ainda o apoio medicamentoso para a pessoa superar os sintomas da abstinência, bem como a reposição de nicotina. Este apoio é realizado de forma individual, personalizada de acordo com o grau de dependência de cada pessoa.

 

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *