Aulas de hidroginástica trazem qualidade de vida para a terceira idade

DSCF1871

Chegar à terceira idade deixou de ser sinônimo de só ficar em casa vendo televisão. Em Campo Maior, as pessoas nessa faixa etária têm a oportunidade de viver uma rotina ativa e com saúde. A Prefeitura de Campo Maior através da Secretaria de Assistência em parceria público-privada com a Academia Eugênio tem desenvolvido o Projeto Hidroginástica que atende idosos e crianças, buscando cultivar hábitos saudáveis e a prática de atividades físicas.

A ação foi idealizada pela secretária de Assistência Social, Nilzana Gomes e atende mais de 50 idosos e 40 crianças com aulas de natação, destas, 20 possuem algum tipo de deficiência. As aulas são realizadas toda terça e quinta-feira, sob orientação de um profissional de educação física.

DSCF1874

O estímulo à prática de exercício oferece benefício como: melhor condicionamento cardiovascular, ativa a circulação sanguínea, aumento da funcionalidade do sistema respiratório, fortalece a musculatura, melhora a flexibilidade, desenvolve a coordenação motora e o equilíbrio, reduz o estresse, entre outros benefícios.

04735fb1-a9c3-4286-846e-a2156ed52f31

Dona Jovelina Lopes, mais conhecida como Irmã Jovem, de 75 anos, disse que está muito feliz em poder fazer os exercícios. Para dona Jovem, a iniciativa demostra valorização e respeito à terceira idade, por parte da gestão municipal. “Isso nos deixa felizes, porque quantos governos passaram e não aconteceu isso? Você via pessoas caindo, sentindo dores e os representantes não tinham essa preocupação, hoje com esse projeto que tem sido muito viável, nossos gestores estão olhando para nós idosos, dou glória a Deus por isso”, disse.

26d850ad-cfff-4cdd-a689-528d281b1de8

Para o Senhor Pedro, de 72 anos, as aulas de hidroginástica lhe permitiram fazer novas amizades e melhoraram sua flexibilidade. “Estou me sentido muito bem, antes eu não podia me movimentar direito, agora posso até dançar, eu peço que as autoridades não deixem isso acabar, que o prefeito continue com esse projeto que tem sido muito importante pra nós”, disse.

A hidroginástica na terceira idade previne problemas como a falta de equilíbrio, que é um fator perigoso, pois favorece as quedas que podem ter resultados graves, com os exercícios o idoso volta a dominar seus movimentos retomando o controle do seu próprio corpo. Manter-se ativo na terceira idade também é uma maneira de resgatar o ânimo e encarar o cotidiano com mais disposição, evitando o sedentarismo que favorece o estresse.

Além das atividades físicas, os participantes recebem acompanhamento nutricional visando uma dieta equilibrada, para melhor obtenção dos resultados da hidroginástica.

CCOM

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *