Aprovada a venda da primeira vacina contra dengue no Brasil

A primeira vacina contra a dengue foi aprovada, nesta segunda-feira (28), no Brasil, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A eficácia é menor do que a de outras vacinas já aprovadas. Mas especialistas dizem que é um avanço no combate à doença, que faz tantas vítimas no país.

Só este ano, mais de 1,5 milhão de casos de dengue foram registrados em todo o Brasil.

A vacina aprovada pela Anvisa é produzida por um laboratório francês. A pesquisa começou em 2004 e passou por três fases. Na última, 30 mil pessoas de 10 países da Ásia e América Latina participaram dos testes, que mostraram uma eficácia maior da vacina entre pessoas de 9 a 45 anos. Ela é contraindicada para grávidas, mães que amamentam e quem tem fenilcetonúria. O esquema de vacinação prevê três doses, que devem ser tomadas com intervalo de seis meses entre elas.

O fabricante diz que tem condição de fazer 100 milhões de doses por ano e conseguiria mandar 30 milhões para o Brasil; e que a vacina tem eficácia média de 66%, o que significa redução de até 80% dos casos que levam à internação.

A Anvisa reconhece que a taxa de eficácia dessa vacina é inferior à média de outras já aprovadas, como a do HPV e a da febre amarela.

O governo federal ainda não informou se vai comprar a vacina para distribuir nos postos do SUS. O Ministério da Saúde disse que aguarda a definição do preço para comparar o custo com a efetividade e tomar a decisão e que acompanha os testes de outras vacinas contra a dengue que estão sendo feitos pelo Instituto Butantan e pela Fiocruz.

O preço da vacina já aprovada vai ser definido pela Câmara de Regulação, que é formada por cinco ministérios, em mais ou menos três meses.

A vacina previne contra a dengue, mas não protege contra outros vírus que também são transmitidos pelo Aedes aegypti, como o chikungunya e o zika, que pode causar microcefalia. Por isso, é muito importante manter as medidas de combate ao mosquito.

1 Comment

  1. Gil 19 de fevereiro de 2016 at 12:21

    Olá! Estava dando uma olhada na internet e descobri esse colchão. Alguém aqui conhece? Achei muito bom para o meu problema de dor cervical. http://ocolchaomagnetico.com.br O pessoal ta dizendo que trata até enxaqueca e dor de cabeça.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *