Após críticas, Temer deve chamar mulheres para ocupar cargos.

Depois de inúmeras críticas nos mais diversos veículos de comunicação o presidente interino Michel Temer (PMDB), pede aos partidos aliados para sugerirem mulheres para funções de cargos de secretários especiais.

A afirmação é do chefe da Casa Civil, ele diz ainda que os cargos que deverão ser ocupados por mulheres, são equivalentes ao segundo escalão do governo federal, mas não aponta quais são.

Após a primeira reunião ministerial comandada pelo presidente interino da República, na ultima sexta-feira, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, justificou que a responsabilidade por não ter mulheres ocupando alguns dos 23 cargos de ministros de Estado é dos partidos aliados, segundo ele “a composição foi feita a partir das sugestões que os partidos fizeram”.

Segundo informações a gestão Michel Temer é a primeira dos últimos 30 anos que não tem nenhuma mulher em seu primeiro escalão.

michel_temer_by_abr

Apenas para efeito de comparação, sua antecessora no cargo, Dilma Rousseff (PT), tinha seis ministras quando foi afastada da presidência. Na gestão de Lula (PT), nos oito anos, 11 mulheres ocuparam as chefias de ministérios. E no mesmo período de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), foram duas.

Atualmente, apenas a chefia de gabinete de Temer é ocupada por uma mulher, trata-se de Nara de Deus Vieira.

Por: Silvana Moraes

Informações: El País

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *