Agentes descobrem túnel durante vistoria em Peniteciária

No final da manhã desta quarta-feira (09), por volta das 11h30min, agentes penitenciários descobriram um túnel na penitenciária Irmão Guido, localizada na BR-316. O buraco estava sendo escavado na cela 4, do pavilhão B, e já tinha cerca de 3 metros de profundidade por 15 de comprimento.

De acordo com Kleiton Holanda, vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), os presos usaram os degraus das camas para cobrir o buraco e esconderam a terra retirada do túnel no banheiro da cela.

“Os agentes estavam intensificando as buscas, pois havia a suspeita de um novo plano de fuga, então começaram a realizar uma vistoria minuciosa e então encontraram esse túnel”, disse.

Kleiton Holanda acrescentou que a cela abrigava 12 presos e que a fuga seria em massa. “A cela estava com 12 presos, então seria uma fuga em massa se os agentes não tivessem descoberto o túnel”, explicou.

kleiton-holanda-314134

Kleiton Holanda

Segundo o vice-presidente a unidade prisional está em péssimas condições e não tem estrutura para a quantidade de presos que estão no local. “O presídio possui 144 vagas, mas abriga 405 presos, percebe-se o excesso de presos e ainda, o local está totalmente desestruturado e então os presos se aproveitam da situação para empreender essas fugas”, finalizou Kleiton.

Imagem: Divulgação

tunel-na-penitenciaria-irmao-guido-340355

O buraco estava sendo escavado na cela 4, do pavilhão B.

O buraco estava sendo escavado na cela 4, do pavilhão B
Só na penitenciária Irmão Guido, no ano de 2015 foram 65 tentativas de fugas, 50 delas abortadas pelos agentes penitenciários, Kleiton esclareceu que isso acontece por causa da grande fragilidade do sistema prisional do Piauí.

tunel-encontrado-em-uma-cela-na-penitenciaria-irmao-guido-340357

Fonte: GP1

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *