Acidentes com moto são responsáveis por mais de 50% dos traumatismos cranianos

Um levantamento feito pelo setor de estatística do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) revelou que 54% dos atendimentos de vítimas de Traumatismo Cranioencefálico (TCE) estavam envolvidas em acidentes com motocicleta. Somente este ano, das 697 pessoas que entraram no Hospital com traumatismo craniano, 376 foram vítimas de acidentes com motocicletas. Em 2017 foram atendidas no HUT 1.191 pessoas com TCE. Destas 622 foram vítimas de acidentes com motocicletas, representando 52% do total.

Dr. Gilberto Albuquerque, diretor geral do HUT, chama atenção da população para a importância do uso do capacete, pois esses números mostram que a maioria das pessoas não estava usando capacete ou estava usando de forma errada.

“O traumatismo craniano é uma lesão grave que se não mata na hora do acidente pode deixar a pessoa com sequelas graves. Se o motociclista usar corretamente o capacete é possível evitar um TCE, em caso de acidente. O motociclista é muito vulnerável no trânsito e, em caso de colisão com outro veículo, por exemplo, ele absorve toda energia gerada no impacto. Esse impacto pode gerar lesões graves, principalmente, na cabeça e nas extremidades do corpo”, alertou o diretor.

O neurocirurgião do HUT, Dr. Marcus Vinicius, explicou que o atendimento inicial ao paciente com traumatismo craniano deve ser realizado em hospital especializado no trauma, pois dispõe de todas as especialidades envolvidas nesse tipo de assistência.

“O HUT é referência no Sistema Único de Saúde (SUS) para o atendimento de urgência e emergência de vítimas de trauma para todo o Piauí e estados vizinhos como o Maranhão. Os acidentes com motocicleta são o nosso primeiro motivo de entrada no hospital representando quase 20% do atendimento geral. O TCE é uma das principais causas de morte quando se trata de acidentes com motocicleta, e é um prognóstico que agrava bastante o quadro de saúde dessas vítimas”, relatou.

Com relação aos atendimentos de vítimas de acidentes com motocicleta o HUT registrou, no último mês de setembro, um aumento de 25,5%, se comparado com o mês de agosto. Foram 1.075 atendimentos de acidentes de trânsito, sendo que 913 foram somente vítimas de acidentes com motocicleta, representando 84% do total de acidentes.

Fonte: cidadeverde

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *