Campo Maior: Presidente da Câmara apresenta Brasão de armas

O brasão, tradicionalmente, é considerado por muitos como a representação material da simbologia de algo. Serve para a identificação de indivíduos, famílias, clãs, cidades, corporações etc., obedecendo as leis da heráldica e trazendo consigo as representações das peças que compõe a identidade do representado.

Sabendo da importância de tal ornamento, a câmara municipal de vereadores de Campo Maior, por meio do seu representante, o presidente da casa legislativa, Fernando Miranda, apresentou à sociedade na noite desta terça-feira (17/10) o Brasão da Câmara municipal de vereadores de Campo Maior.

thumbs

Até hoje, o brasão utilizado para a representação da casa era o mesmo da gestão municipal, fato que incomodava os vereadores, visto que o poder legislativo e executivo são irmãos, porém, individuais em sua essência.

No novo brasão, podemos encontrar vários elementos que contam a história do povo Campo-maiorense e a representação de símbolos que fazem parte da nossa identidade:

O pórtico da Batalha do Jenipapo com a inscrição “Berço da Independência” simboliza a participação do povo campo-maiorense no processo de independência do Brasil.

A legenda “Palácio do Jenipapo” nome oficial do prédio da Câmara Municipal de Campo Maior.

Serra de Santo Antônio lembra o principal acidente geográfico, os atrativos turísticos, a fauna e a flora de Campo Maior.

A maquete do prédio da Câmara representa arquitetura campo-maiorense do período da primeira república.

O Açude Grande representa a riqueza hídrica e paisagística do município.

O escudo do Brasão dividido em quatro partes, duas verdes e duas brancas, significando as cores da Bandeira de Campo Maior.

O listel em azul com a inscrição ‘CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO MAIOR’’ e a data de fundação do Poder Legislativo Municipal: 08/08/1762.

A vaca e a carnaúba representam os ciclos econômicos da pecuária e do extrativismo vegetal.

Locomotiva sobre cinco dormentes, simbolizando o crescimento urbano e a prosperidade economia com a chegada da ferrovia ao município.

Bandeira do Brasil e do Piauí representando a República Federativa do Brasil.

Fonte: Emfoco

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *